DESTAQUES


Um Pouco de ÍNDIO CACHOEIRA

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história do cantor Índio Cachoeira, agradecendo a pesquisadora e jornalista Sandra Peripato pelas informações.
José Pereira de Souza (Índio Cachoeira) nasceu em 27 de junho de 1952, na cidade de Junqueirópolis, no estado de São Paulo, divisa com Mato Grosso.
Teve contato com a viola aos 8 anos de idade, ouvindo um velho violeiro da região; sua mãe não gostava que ele frequentasse as rodas de viola e folias de reis, ele fugia de casa para ouvir de perto os ponteados. Tornou-se violeiro e também construtor de violas.
Aos 17 anos, começou sua vida profissional tocando nas rádios da região, já com o nome de Índio Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (posteriormente, Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho).
Em 1995, tornou-se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, na qual atuou por 5 anos e gravou 5 CDs.
Índio Cachoeira nasceu um virtuoso da viola. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Matos (seu aluno mais ilustre), Ronaldo Viola e diversas duplas que, de tantas atividades, ele nem se recordava de todos os discos que gravou. Fora compor, tocar e cantar, seguindo a sina dos velhos violeiros, Cachoeira tornou-se luthier, com a marca Canaã, que é uma pequena viola de 15 cordas. Fabrica sua própria viola e violas de dez e quinze cordas, rabeca, violão e harpas. Um senhor artesata de sons.
Osvaldo Viotto (Cuitelinho) nasceu em 13 de novembro de 1942, na cidade de Duartina, no estado de São Paulo.
Também violeiro experiente, formou sua primeira dupla com Sabiá da Serra, em 1970. Cantou também, por 25 anos com Tião do Norte, com quem gravou um LP em 1980 e com quem se apresentou no primeiro programa "Viola Minha Viola" em 1980, na época, dirigido por Moraes Sarmento.
Fez dupla também com Di Oriente, entre 1997 e 2001.
Desde 1991, Cuitelinho passou a comandar um programa de rádio, divulgando a música de raiz em seus programas.
A dupla Índio Cachoeira e Cuitelinho foi formada em 2001, quando Cuitelinho levou um violão para Índio Cachoeira fazer a manutenção. Os dois já se conheciam desde 1977, pois trabalhavam também como caminhoneiros.
Tanto como solista de viola, como também em dupla com o Cuitelinho, Índio Cachoeira, realizou diversas apresentações em diversos lugares, como Festas em Barretos/SP, além de programas como Viola Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo.
A dupla "Índio Cachoeira e Cuitelinho" também participou do show "Brasil com S", produzido por Téo Azevedo, em dezembro de 2005 na Estância Alto da Serra em São Bernardo do Campo/SP, apresentação essa que foi editada em DVD em dois volumes. Nessa apresentação, a dupla interpretou "Prelúdio dos Pássaros" e "A Viola e o Passarinho".
Índio Cachoeira formou ainda dupla com Ricardo Vignini, nascido em São Paulo/SP, em 03 de setembro de 1973; e formou dupla também com Santarém (Jurandir Santarém) nascido em São Paulo/SP, em 19 de fevereiro de 1955.
Índio Cachoeira morreu em 04 de abril de 2018, na cidade de Alfenas/MG, aos 64 anos, vítima de acidente de trânsito na cidade. Realmente uma grande perda pra nossa música, Amigos, semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa cultura caipira, abração.



« voltar
Area restrita




Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui
 

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados