COLUNA SERTÃO BRASIL POR ZÉCA PÉREZ - EGUA POMBINHA

Vamos mais uma vez aqui no Clube do Caipirão, falar um pouco mais da História da Dupla Coração do Brasil – Tonico e Tinoco.

Começando o mês de junho, vem à lembrança, os causos que Tinoco contava sobre essa data em especial.  Como todos já sabemos, os irmãos Perez percorriam as colônias e fazendas “puxando terço” em novenas.

Cada novena tinha um “pedido” em especial.   Exemplo: proteger a plantação, os animais de criação, para que tivesse uma boa colheita e assim por diante.    E foi em uma dessas novenas, que a dona da casa, chamada Benedita, pediu em favor da sua “Égua Pombinha”, que estava sofrendo de “micuim”.  O micuim é um parasita que ataca a pele do animal, fazendo cair sua pelagem.

E quando o Tinoco começou o primeiro dia da novena, em voz alta anunciou a intenção:

Vamos pedir para que nasça pelo na Pombinha da Dona Benedita.  Foi nessa hora que o marido da Dona Benedita, partiu pra cima do Tinoco e lhe deu uma boa surra.  Para acalmar a confusão, a Dona a Benedita socorreu o Tinoco, explicando de forma diferente o pedido da novena.

Contava o Tinoco, que os demais dias da novena, ele chamava a Dona Benedita, para começar, pois tinha medo de apanhar novamente.

Contava o Tinoco, que após cada dia de novena era servido um café com pão e bolo, a hora mais esperada por ele.

Muitas vezes para “pagar” o café, os irmãos Perez cantarolavam suas canções, que na época eles já compunham.  Músicas como Sereno da Madrugada, Cana Verde, Morte da Caboclinha, Pé de Ipê e Cabocla ( entre outras ), foram compostas nas Colônias onde viveram.

Por hoje é só. Desejo uma semana vitoriosa a todos. Abraços do Zeka Perez.

www.zekaperez.com.br