UM POUCO DE JOĆO MINEIRO E MARCIANO

Amigo amante da música sertaneja, hoje vamos conhecer um pouco da história dos Inimitáveis João mineiro e Marciano.
Agradecendo nossa amiga e pesquisadora Sandra Peripato pelo apoio e pesquisas.
João Sant'Ângelo (João Mineiro) nasceu em Andradas-MG, em 23 de agosto de 1935 e Faleceu no dia 24 de março de 2012 em Jundiaí-SP
José Marciano (Marciano) nasceu em Bauru-SP em 01 de abri de 1951 e faleceu no dia 18 de janeiro de 2019 em São Caetano do Sul-SP.
A dupla formou-se em 1970, depois que João Mineiro desfez a dupla de oito anos com Zé Goiás, com quem cantava numa linha humorística e de raiz. Marciano procurava alguém para formar uma dupla na linha sertanejo romântico. O primeiro disco foi gravado em 1973 pela gravadora Chororó, com João Mineiro pagando a prensagem do disco. Deste primeiro trabalho destacaram-se “Chuvisco da Madrugada” e “Aurora do Mundo”.
O sucesso da dupla veio em 1980, com a gravação de “Esta Noite Como Lembrança”, pela gravadora Copacabana.
Devido ao sucesso, e também ao fato de que a música sertaneja ser muito tocada no Brasil, João Mineiro e Marciano chegaram a apresentar um programa musical no SBT no final da década de 1980, nas manhãs de domingo, que levava o nome da dupla.
Em 1990, fizeram uma excursão aos Estados Unidos, apresentando-se em Las Vegas, Nova Jersey, Boston, Nova York e Miami. Em 1991, gravaram um LP em espanhol e fizeram uma turnê de shows pelo Norte e Nordeste. Em 1992, lançaram o LP “Dois Apaixonados”. A dupla se desfez em 1993. Ao longo da carreira gravaram cerca de 20 LPs. Um dos maiores cucessos da dupla foi a canção “Ainda Ontem Chorei de Saudade” composição de Moacyr Franco.
João Mineiro gravou com outro parceiro “Marcian” um único LP, e com “Marino”, também um único CD, depois formou dupla com “Mariano” no qual gravou 6 discos entre LPs e CDs e 2 DVDs.
Marciano iniciou carreira solo e gravou 8 discos entre LPs e CDs e 2 DVDs. Participou do Projeto “Lendas” ao lago de Milionário (Milionário e José Rico) no qual lançaram 1 CD e DVD. Marciano também foi um grande compositor, escrevendo várias canções de sucessos gravadas, entre elas Fio de Cabelo, sucesso da carreira de Chitãozinho e Xororó gravado em 1982.
Amigos semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja. Abração.