DESTAQUES


UM POUCO DE LEYDE E LAURA

Amigo amante da música sertaneja, hoje escrevo um pouco sobre as irmãs Leyde e Laura, agradecendo nossa amiga pesquisadora e jornalista Sandra Peripato pelo apoio e pesquisas.
As irmãs Lucineide Rocha (Leyde) nasceu na cidade de Guiratinga, no estado de Mato Grosso, em 04 de agosto de 1973, e Marinilza Silva Rocha (Laura), nasceu na cidade de Pedra Preta, no estado de Mato Grosso, em 18 de agosto de 1970. Filhas do Sr. José e dona Sidelina, foram criadas na roça juntamente com seus dez irmãos trabalhando no plantio de arroz, feijão e milho.
Seus pais eram os rezadores de terço da região. O primeiro contato da dupla com a música foi através dos cânticos religiosos, além dos causos de fim de tarde, rodas de viola nas reuniões de famílias e da influência do irmão mais velho que sempre esteve envolvido com a música através de duplas e trios do qual fez parte. Por isso, com 10 e 13 anos começaram a cantarolar na beira do rio em seus afazeres domésticos. 
Esse irmão (Sandro Lúcio) já havia estabelecido sua carreira, com gravações de discos e programas televisivos, numa de suas visitas à família, o pai da dupla chamou a atenção do filho para assisti-las sem ser visto, pois as meninas eram muito tímidas, porém, por pouco tempo já que sonhavam com a vida artística e com a fama.
Posteriormente, mudou-se para Rondonópolis/MT e começaram a cantar na rádio local Amorim Juventude no programa do Cafezinho, todos gostaram. Em virtude disso, em meados de 1985 tornaram-se vocalista do irmão viajando por todo o estado de Mato Grosso e Pará. Com as apresentações houve a necessidade da criação de um nome artístico para a dupla com a ajuda do irmão, em 1987, tornaram-se “Leyde e Laura”. 
Em 1988 inicia-se a carreira da dupla, com apresentações nos mesmos estados onde já eram conhecidas, porém foi em 1990 que consolidaram a carreira com a realização de um Show na Exposição de Rondonópolis/MT, levadas pelo contratante Noel Paulino que na ocasião era o presidente do Sindicato de Rondonópolis, onde houve acompanhamento da Rede Manchete de Televisão com uma cobertura especial com a dupla. 
Conheceram, neste ano, o empresário artístico Oswaldo Galhardi que se interessou pelo trabalho apresentado pela dupla e as convidou para gravarem seu primeiro disco na cidade de São Paulo/SP.
Foi em 1991 que lançaram o primeiro disco pela Gravadora Tocantins, de Liu e Léu que juntamente com o empresário, acreditaram no crescimento da dupla.
Atualmente, a dupla tem vinte e cinco anos de uma carreira consolidada, bem estruturada, conhecidas e respeitadas pelo público e colegas de trabalho, com quinze discos gravados, apresentações em todo o país e além de todos os beneméritos adquiridos também guardam com carinhos os prêmios acumulados nesses anos de carreira, tais como Ary Barroso, Troféu Tonico e Tinoco, Troféu Tião Carreiro, Troféu Sertanejo e Estrada Boiadeira. 
Em 2009 gravaram seu primeiro DVD em comemoração aos 20 anos de carreira, e em 2016 lançaram seu mais recente trabalho, em comemoração aos 25 anos de carreira.
Entre seus grandes sucessos citamos A Força do Amor, Semente do Amor, É Por Amor, Rodeio do Amor, O Caso Irmãos Naves, Filhas de Mato Grosso, Viola e Cantador, Meu Canto Caipira, Milagre no Caixa Sete, entre outros.
Amigos semana que vem tem mais sobre nossa música sertaneja, abração.



« voltar
Area restrita




Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui
 

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados