DESTAQUES


TROPEIRISMO BRASILEIRO

Amigo amante da música sertaneja é sempre uma satisfação escrever sobre a nossa cultura e música sertaneja.
O Tropeirismo deixou sua herança no país, ao desenvolver a economia e criar dezenas de cidades do interior do Brasil.

A palavra "tropeiro" deriva de tropa, numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado, cavalos, mulas e mercadoria no Brasil colônia. O termo tem sido usado para designar principalmente o transporte de gado da região do Rio Grande do Sul até os mercados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O tropeirismo foi um ciclo de grande importância para a economia e a fixação do homem no interior do Brasil, tanto quanto os ciclos do café, da cana-de-açúcar, do ouro, da borracha e outros. 

Apesar de o tropeirismo estar associado com a criação e venda de gado, essa atividade se iniciou realmente com o desenvolvimento da mineração, nos séculos XVII e XVIII.

 

Nessa mesma época, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas no sul do Brasil. Vestidos como gaúchos com chapéus, ponchos, e botas, os tropeiros dirigiram rebanhos de gado e levaram bens por esta região até São Paulo, comercializados na feira de Sorocaba. De São Paulo, os animais e mercadorias foram para os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Em direção às minas, o transporte feito no lombo de animais foi fundamental devido aos acidentes geográficos da região, que dificultavam o transporte. A própria história do Rio Grande do Sul deu origem a elementos típicos do tropeirismo. A necessidade de povoar a região, segundo interesses dos portugueses, fez com que o governo real facilitasse o acesso à terra e garantisse um elevado grau de liberdade e autonomia para a região.

 

O comércio de animais foi fator determinante para integrar efetivamente o sul ao restante do Brasil, apesar das diferenças culturais entre as regiões da colônia, os interesses mercantis foram responsáveis por essa fusão e indiretamente, pela prosperidade tanto da grande propriedade estancieira gaúcha, como de pequenas propriedades familiares, em regiões onde predominaram populações de origem européia e que abasteciam de alimentos as fazendas pecuaristas.

 

Atualmente os tropeiros também são lembrados pelos rodeios, pois são os criadores de animais que são levados as festas do peão.
Muitos eventos fazem suas homenagens as tradições tropeiras pelo Brasil, principalmente na região sul do país, e na região de Sorocaba, aqui em São Paulo, onde a cultura é bem forte nesse sentido.

No dia 21 de julho, teremos, no bairro Saltinho do Galinari a “FESTA DOS TROPEIROS”, já na sua 4ª edição aqui em Penápolis, com missa sertaneja, cavalgada rural, encontro de comitivas, Toque do Berrante, show de música sertaneja a tarde toda.
A comida do estradão, a legítima tropeira, composta por arroz carreteiro, feijão gordo, carne chapeada, mandioca, farofa e salada, também é destaque nesse evento.

Informações, falar comigo (18) 99129-0699.
O objetivo deste evento é cultural, procurando preservar as tradições antigas do nosso interior paulista.

Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa musica brasileiramente sertaneja, grande abraço.



« voltar
Area restrita




Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui
 

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados