DESTAQUES


LUTO: MORRE CANTOR VALDERI (VALDERI E MIZAEL)

A família sertaneja mais uma vez está de LUTO.
Faleceu domingo (10) aos 84 anos, José Rodrigues de Carvalho, o Valderi, da dupla Valderi e Mizael.

Mais uma grande perda pra música sertaneja!!!
 

José Rodrigues de Carvalho, o Valderi, nasceu em Mortugaba, no estado da Bahia, em 22 de julho de 1936, e faleceu no dia 10 de maio de 2020 em São Paulo/SP.
Mauro Petenuci, o Mizael, filho de Ângelo Petenuci e Letécia Petenuci, nasceu em São Pedro do Turvo (atualmente Ubirajara), no interior do estado de São Paulo, em 27 de fevereiro de 1943, e faleceu na capital paulista no dia 05 de fevereiro de 2008, aos 64 anos de idade.
Valderi começou a cantar com um irmão, na Rádio de Arapongas, no Paraná, na década de 50. Em 1962, foi para São Paulo e lá, com Monterrey, formou a dupla Charreteiro e Xandozinho, que ganhou o primeiro lugar no programa "Cuidado com a Buzina", do Sílvio Santos. Depois Valderi cantou em dupla com Juracy. Ambas as duplas participaram de programas de rádio, mas sem gravar disco.
Já o Mizael era o Mauro, da dupla Mauro e Maurício, que também cantava em rádio.
José Rodrigues e Mauro se conheceram no ano de 1972, quando formou a dupla Valderi e Mizael.
Valderi e Mizael participaram durante 15 anos do programa "Linha Sertaneja Classe A", sob o comando de Zé Béttio e José Russo, na Rádio Record de São Paulo. Depois foram mais 5 anos na Rádio Capital de São Paulo.
Os dois primeiros LPs da dupla, de 1973 e 1975, continham quase somente músicas de autoria de Goiá. Foram gravados com o nome artístico invertido de Mizael e Waldery. Do terceiro LP em diante é que ficou Valderi e Mizael. E foi nesse terceiro disco, pela CBS em 1977, que a dupla atingiu o sucesso.
Em 35 anos de carreira, Valderi e Mizael gravaram 18 álbuns de lançamentos (LPs e CDs). Em breves interrupções da dupla, Mizael gravou um CD com Alberto Cabanhas e outro com Carrerito.
Entre os grandes sucessos da dupla, destacamos "A Enxada de Ouro", "Olho de Vidro", "Flor de Aquidauana", "Espinho na Cama", "Despedida de um Poeta", "Abismo Cruel", "O Carro e a Faculdade", "Centelha Divina", "Avião das Nove", "Rei dos Judeus", "Conselho de Pai", "Explode Coração", "Tardes Morenas de Mato Grosso", "Cidade de Santo André", "O Mártir do Calvário", "Rastros na Areia" e "Caminhos de Minha Infância", entre outros.
A dupla Valderi e Mizael terminou no dia 05 de fevereiro de 2008, com o falecimento de Mizael, aos 64 anos de idade, após um período internado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz, no Bairro Cachoeira, em Curitiba/PR.
Em 2009, cerca de um ano e meio após o falecimento do Mizael, Valderi formou uma nova dupla com Jannel (da dupla Julinho e Jannel), lançando um CD. Mas a dupla não foi adiante. Jannel voltou a dupla com seu irmão Julinho e Valderi parou de cantar profissionalmente e se apresentava apenas em roda de amigos. Faleceu no ultimo domingo (10) aos 84 anos vítima (segundo o laudo) de Coronavirus. Abraço companheiros, semana que vem tem mais um pouco da nossa música sertaneja.



« voltar
Area restrita




Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui
 

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados